Pular para o conteúdo principal

O que você precisa saber para jogar Metroid Dread.

A data de lançamento de Metroid Dread está bem próxima, mas você já se perguntou o motivo da Nintendo vender ele como o 5º jogo da série? A resposta é bem simples: ele é basicamente o quinto jogo 2D que a franquia possui, e levou apenas dezenove anos para ser lançado. Como este é o jogo que pretende encerrar a saga do próprio Metroid, agora é um excelente momento de trazer um resumo, para que você relembre ou conheça um pouco da jornada da Samus Aran nestes títulos passados.

Você pode baixar o arquivo PDF do resumo aqui.

Quem é Samus Aran, a Famosa Caçadora de Recompensas?

Samus é nativa do planeta Terra e vivia ao lado de seus pais, Virginia e Rodney Aran. Eles eram habitantes da colônia K-2L, um planeta centralizado na mineração de Afloraltite, um minério rico em energia. Virginia e Rodney trabalham para a Federação Galáctica que é formada por um membro importante de cada planeta conhecido e foi fundado com o intuito de proteger a galáxia dos terríveis Piratas Espaciais. Infelizmente eles não foram treinados para combate, são apenas simples mineradores.

Em um dia qualquer, dois Chozo - Raça semelhante a um Pássaro Humanoide - apareceu na colônia perguntando se os mineradores poderiam ceder um pouco de afloraltite para eles. Conforme andava por aí distraída, Samus tem seu primeiro encontro com os Chozo, e assim conhece o "Vovô Pássaro".


A raça Chozo é uma espécie muito antiga e misteriosa até os dias de hoje, mas sabe-se que eles trocaram conhecimento com várias raças da Galáxia, inclusive com os humanos. Eles não possuem capacidade para se reproduzir e como eles estão muito velhos, acabaram perdendo a capacidade de lutar, se tornando assim um ser pacífico. Acredita-se que eles são os seres que procuram prosperar a paz pela galáxia. 

O Vovô Pássaro e a Samus conversam um pouco e em seguida viram amigos. Ao se despedir, a colônia é atacada por piratas espaciais que estavam perseguindo furtivamente os Chozo, com o intuito de obter uma grande quantidade de tesouros. Como a heroína possui apenas três anos de idade, ela avança até o Pirata Ridley na maior inocência, com o intuito de criar uma amizade. Mas infelizmente ele o ataca e Virginia se sacrifica para salvar a filha, morrendo no processo. Ao ver que os piratas estavam fazendo a chacina na colônia, Rodney envia um pedido de socorro, mas vendo que a Federação não respondeu o pedido, ele explode a nave dos piratas e morre no processo...

Algumas horas se passaram desde o ataque, e no momento em que os Chozo receberam o pedido de socorro eles partem imediatamente para auxiliar os humanos, mas infelizmente eles chegaram tarde demais. Vovô pássaro estava se sentindo muito desolado ao ver tamanha destruição causado pelos piratas, tanto que ele ficou muito surpreso ao ver que só havia um sobrevivente na colônia, essa pessoa é a pequena Samus.

Se sentindo muito culpado por atrair os piratas até a Colônia K-2L, Vovô Pássaro adota então a Samus como sua filha e a leva para a sua humilde vila, localizada no planeta Zebes, e como a superfície possui uma atmosfera tóxica para seres humanos, a protagonista recebe um tratamento com DNA de Chozo, se tornando um mestiço.

Conforme os anos foram passando, Samus começou a ser treinada para o combate assim recebendo uma antiga armadura Chozo, a famosa Power Suit. Apesar desta raça ser pacífica, eles criaram a armadura apenas como meio de defesa, e como estes seres estavam velhos demais para batalhas, isso só os deixou mais pacíficos assim deixando para a jovem Samus, para que ela consiga se defender dos piratas e se tornar uma guerreira de uma antiga profecia. Onde um guerreiro de armadura alaranjada traria a paz eterna.

Vendo que a Samus não iria conseguir mais evoluir sobre a tutela do Vovô Pássaro, ele a manda ser livre e independente, a incentivando a descobrir novos mundos e criar seu próprio destino. Relutantemente a protagonista aceita e após explorar novos horizontes, ela decide se juntar à Federação Galáctica.

A partir do momento em que Samus entra na equipe da Federação, vem a ficar sob tutela de Adam Malkovich. Ele é um general bem renomado da Polícia Galáctica e foi um dos poucos a estudar sobre o passado de Samus. Graças a isso ele se aproximou com muita facilidade dela e ao usar o adjetivo "princesa" no final de cada frase, isso gerou uma proximidade ainda maior entre eles, tanto que a heroína o considerava como um segundo pai. Entretanto acabou ocorrendo um desentendimento entre eles, que fez a Samus desistir da Federação Galáctica e desaparecer por vários anos, para ressurgir como uma das maiores caçadoras de recompensas que a Galáxia já viu, sendo confundido até mesmo como um ciborgue.

Metroid Zero Mission: O descobrimento dos Metroids e o seu perigo para a Galáxia.


Diante da descoberta da existência de Metroids no planeta SR388, a Federação Galáctica realizou uma expedição para realizar uma extração de alguns espécimes, mas no retorno à base eles são atacados por um grupo de piratas espaciais. Ao rastreá-los, notaram que os indivíduos se dirigiram para o planeta Zebes.

Metroids são seres vivos gelatinosos com uma cor esverdeada, semelhante a uma água viva com presas. Sua origem ainda é desconhecida, mas para sobreviverem eles sugam toda a energia vital de sua presa tendo origem no planeta SR388. 


Mas este ataque não foi mera coincidência. Os piratas espaciais já possuíam conhecimento da existência dos Metroids, e a nave da Federação foi só um facilitador. Seu objetivo com esta espécie é a procriação e a utilizar como arma biológica assim conquistando a galáxia. Conforme a Federação Galáctica falhava na tentativa de os impedir, eles não tiveram muita escolha senão contratar a Samus para fazer o trabalho sujo, e como a organização já possuía o conhecimento de suas habilidades, acabam achando que o plano era perfeito.

Sabendo que a missão iria a levar de volta para seu planeta natal, Samus aceita, não com o intuito de ajudar a Federação, mas sim de vingar os seus pais e a sua família Chozo que antes residia no planeta. Ela recebe um projeto da base dos piratas. Ao estudá-los, percebe que teria de atravessar inúmeras cavernas para chegar até o núcleo do estabelecimento, e não deixa de ficar surpresa ao saber que o Mother Brain (uma antiga super IA criado pelos Chozo, para os auxiliar na convivência no planeta, além de outras tarefas mais complexas) havia sobrevivido e trabalhando a favor dos piratas. 


Samus pousa na superfície do planeta e avança pelas cavernas, apanhando melhorias para sua Power Suit enquanto procura meios para invadir a base dos piratas. Ela percebe que para adentrar no estabelecimento, vai ter de matar um reptiliano verde de três olhos chamado de Kraid, e o seu arqui-inimigo Ridley.

Kraid
Kraid
Ridley
Ridley
Sucedendo ao derrotá-los, a heroína invade a base inimiga e se surpreende ao ver que nem os piratas haviam conseguido controlar os Metroids, então utiliza o upgrade de gelo de seu buster para explorar o único ponto fraco possível destes seres gelatinosos. Agora o único inimigo que resta é o líder dos piratas, Mother Brain. Este é o mais complicado, pois ele possui uma barreira bem resistente para se proteger, e ainda utiliza as armas escondidas ao redor da sala. 
Felizmente a Samus consegue sobreviver aos ataques, e destrói seu inimigo, mas como ele tem uma rede neural ligado a inúmeras localizações da base, sua derrota levou a uma autodestruição do estabelecimento todo, forçando a heroína a percorrer a base em prol de sua sobrevivência. E por muita sorte, ela consegue embarcar na nave a tempo de fugir.

Antes de conseguir relatar o sucesso da missão, a nave de Samus é perseguida e derrubado graças aos piratas que estavam escondidos em uma outra base no planeta, a forçando a fazer um pouso forçado, e durante este meio tempo, a sua Power Suit é destruída e o único meio de defesa contra um exército de piratas enfurecidos, é apenas uma pistola de atordoamento.

Vendo que não pode lutar contra ninguém, Samus se esgueira pela base inimiga, só que desta vez ela estava em ruínas da antiga civilização Chozo, e infelizmente não podia explorar o quanto gostaria pois os piratas instalaram um sistema de câmeras para detectar intrusos, dificultando e muito a vida dela. Escapando várias vezes dos inúmeros piratas circulando pela área, a heroína consegue encontrar um enorme mural da antiga espécie, ela acaba sentindo uma pequena nostalgia ao ver um pequeno desenho dela e do Vovô Pássaro.
Este mural faz uma reverência a um Deus da Guerra Chozo, e se completar um desafio, a pessoa irá adquirir a Power Suit com todos os upgrades existentes, e com muito esforço a Samus consegue finalizar o desafio e tomar o prêmio para si. Agora ela poderia fugir sem problemas dos piratas, mas antes disso ela teve de enfrentar um Ridley mecânico, já que o mesmo queria mostrar para todos quem é o ser supremo da Galáxia. Graças a armadura nova, a heroína não passa por sufoco e destrói este ser mecânico, fazendo com que a base entrasse em autodestruição, mas desta vez ela foge ilesa e relata o sucesso da missão para a Federação Galáctica.

Metroid: O Retorno de Samus

Ainda preocupados com a procriação e a grande ameaça que os Metroids representam para a galáxia, a Federação Galáctica fez mais uma expedição para o planeta SR388. Um esquadrão especial formado com soldados de elite foi despachado para investigar sobre o paradeiro desta espécie no planeta, mas a equipe ficou desaparecida logo após enviar uma pequena amostra de informações para o quartel general. 

Analisando os dados que o esquadrão de elite havia enviado, a Federação Galáctica descobriu que ainda havia um número bem considerável de Metroids nas profundezas do planeta. Assim a corporação faz uma assembleia com os representantes sendo unânime a decisão de contratar Samus novamente para fazer o serviço.

"Samus Aran... Você deve exterminar os Metroids de uma vez por todas!"

Assim, Samus se encontra em um planeta completamente desconhecido e atarefado com a missão que ninguém estava disposto a se fazer. Felizmente essa missão não teve tantas complicações se comparado com a anterior. Sua única preocupação real era com os Metroids e com suas respectivas evoluções físicas, formas de vidas nativas do planeta, e com os maquinário Chozo, que estão descontrolados e atacando qualquer não nativo do planeta.

Exterminando todos os perigosos Metroids, Samus encontra um filhote desta mesma espécie que a confunde com sua própria mãe, sendo bem dócil. Vendo que não existem motivos para exterminar este pequeno ser, a heroína decide levar até os pesquisadores da Federação Galáctica, mas antes que pudesse fazer alguma coisa, Ridley com próteses mecânicas aparece e tenta roubar o último Metroid, porém foi impedido e derrotado mais uma vez pela protagonista.

O Super Metroid

Após de ter exterminado o último Metroid e recuperado a larva no planeta SR388, Samus se dirige até a estação de pesquisa da Federação Galáctica localizado em Ceres para entregar a última espécie, e as descobertas dos pesquisadores revelaram que os Metroids podem ser usados para o bem da civilização, o que acabou surpreendendo a heroína. 

Satisfeita com o que ouviu, Samus acabou saindo da estação à procura de um novo trabalho, mas antes que pudesse alcançar alguma civilização, ela recebeu um pedido de socorro vindo diretamente da estação de pesquisa da qual havia acabado de sair. 

Logo que chegou no estabelecimento, Samus não deixou de se sentir angustiada por ver os cadáveres de cientistas esburacados, e o pequeno Metroid foragido. Assim que explorou mais o local, ela conseguiu encontrar a cápsula do pequeno, mas também encontrou o seu arqui-inimigo vivo novamente, o Ridley. Mas desta vez ele estava completamente restaurado. A heroína até tenta o derrotar, mas infelizmente fracassa e ele foge para o planeta Zebes, sendo assim ela o persegue e mais uma vez se encontra no mesmo planeta onde teve o início de sua jornada.

E novamente a Samus precisou se aventurar pelas cavernas de Zebes, e readquirir os upgrades perdidos na batalha contra o Ridley. Em termos de novidade em sua jornada, ela teve de explorar a nave abandonada - a mesma que explodiu na última vez que estava no planeta - e enfrentar dois novos capitães dos piratas: Phantoon e Draygon, além de derrotar o Kraid mais uma vez.

Explorando e eliminando todos os capitães existentes, ela agora tem acesso novamente ao interior da base dos piratas, e finalmente encontra o Metroid desaparecido, mas ele estava enorme e não foi a reunião que Samus esperava ter. O pequeno ser a atacou imediatamente, mas quando reconheceu a sua "mamãe" ele foge, parecendo que estava arrependido do que fez.

Sem poder fazer nada, Samus segue em frente e encontra novamente Mother Brain que desta vez estava mais forte do que nunca, sendo modificado com próteses mecânicas para possuir um alto poder de fogo. A protagonista sofre demais, e quase morre se não fosse salva pelo seu Metroid, mas infelizmente ele é morto no processo e transfere sua energia vital para a heroína, a fortalecendo e assim eliminando de vez Mother Brain, e mais uma vez a base dos piratas entrou em autodestruição e ao invés de destruir somente o estabelecimento, o planeta explode junto. No momento em que a protagonista estava retornando para sua nave, a heroína resolveu resgatar alguns animais nativos do planeta, não os deixando serem extintos.

Metroid Fusion: Uma Nova Ameaça Surge


Tempos se passaram após ter exterminado Mother Brain e destruído o planeta Zebes. Samus é contratada novamente pela Federação Galáctica, mas desta vez é para proteger uma equipe de pesquisa biológica que se encontrava na superfície do planeta SR388. 

Enquanto se adentravam nas cavernas, Samus encontra um animal nativo bem agressivo, e ao eliminá-la, uma nova forma de vida desconhecida de formato gelatinoso é descoberta e se infiltra em sua Power Suit. Só foi avistado a sua presença na armadura quando o tal parasita se infestou no sistema nervoso a fazendo desmaiar em pleno voo, colidindo assim em um meteorito próximo. Por sorte o sistema de emergência da nave estava funcionando e ejetou automaticamente a Samus do cockpit.

A equipe da Federação Galáctica viu que ocorreu algo de errado e enviou algumas tropas para o seu resgate e levou a heroína imediatamente para a sala médica do Quartel General. Entretanto, na viagem de ida, o parasita nomeado de X pelos pesquisadores, se multiplicou dentro da armadura de Samus, corrompendo altas camadas de sua Power Suit. 

Como a Power Suit de Samus se tornou tão integrada em seu sistema nervoso, ela não poderia ser retirada enquanto a protagonista estivesse inconsciente. Então uma grande escala dos pedaços da armadura teve de ser retirada de maneira cirúrgica, alterando dramaticamente a sua aparência visual. Mas havia uma complicação. Com o X se integrando e muito em seu sistema nervoso, isso impediu os médicos de removê-lo em segurança. Então por algum milagre, alguém encontrou uma cura. Um pesquisador propôs utilizar uma célula de Metroid para produzir uma vacina anti-X, retirada do último Metroid de SR388. Assim que o soro foi preparado, eles injetaram de imediato.

Ao estudarem o efeito da vacina em Samus, os cientistas notaram que as células de Metroid acabaram dizimando todos os parasitas que residiam em seu corpo. Apesar de ter exterminado todos os Metroids, a heroína acabou sendo salva por um duas vezes seguidas. 

Enquanto a Samus estava em cirurgia, alguns funcionários da Federação Galáctica estavam carregando a última carga coletada para o Laboratório Espacial Biológico (B.S.L sigla em inglês), assim como os pedaços de armadura da Power Suit. Ao recobrar a consciência, a protagonista descobre que uma explosão ocorreu na área de embarque da estação espacial, e agora a Federação a envia para investigar o ocorrido, e por algum motivo, isso despertou um medo terrível dentro de si.

A missão na B.S.L será supervisionada por uma I.A de sua nova nave. A protagonista se sente muito incomodada por receber ordens novamente, mas é algo que irá aprender a suportar, mas por algum motivo, isto lhe passa uma nostalgia estranha vinda de seu antigo comandante. 

Logo após o seu embarque, Samus estranha por não haver nenhum membro da equipe circulando na nave e quando é enviada para a sala de contenção dos parasitas, imediatamente descobre que eles se soltaram, e as partes de sua Power Suit haviam sumido também.

A estação espacial está abarrotada de X espalhados pelo estabelecimento, copiando todas as habilidades de armas, seres poderosos e como também o seu conhecimento. Samus tem de explorar seis setores para recuperar suas habilidades perdidas, como também para eliminar o máximo possível esta nova ameaça. 

Estes setores são:
  1. SRX: Reprodução do planeta SR388;
  2. TRO: Setor tropical, parecido com uma área do planeta Zebes;
  3. PYR: Pesquisa sobre animais vivendo em habitats mais quentes, como vulcões;
  4. AQA: Reprodução de um habitat marinho;
  5. ARC: Um habitat gélido;
  6. NOC: Ambiente noturno.
Todos estes setores são reproduções de habitats dos planetas conhecidos pela galáxia, com o intuito de serem pesquisados pelos cientistas da Federação Galáctica, e estes mesmos seres vivos destes habitats foram infectados e mortos pelos parasitas. Mas além deste enorme perigo, Samus também tem que enfrentar uma cópia sem coração de si mesma, apelidado de SA-X.
SA-X, é uma imitação de Samus com todos os aprimoramentos da Power Suit e ela deve evitar esta ameaça a todo custo até recuperar os seus poderes perdidos. Além deste ser terrível, a heroína descobre que a Federação Galáctica não é uma companhia que serve para prosperar a paz pelo universo. Conforme explora a estação, ela descobre que a Federação vem produzindo armas biológicas, além de outros seres terríveis que foram copiados pelos X, com o intuito de causar guerras. 

Samus já estava indignada com o que a Federação Galáctica estava produzindo nas entrelinhas, e fica ainda mais frustrada quando perde o auxílio deles. Mas a partir do momento em que descobre o porquê dos X estarem tão apressados para destruir a estação, ela fica enfurecida por saber que a companhia está produzindo Metroids em larga escala.
 
Ao confrontar a IA que lhe enviava os dados da missão, ele a prende em uma sala e diz que a Federação está a caminho para limpar a bagunça que a protagonista fez, e complementa dizendo que não era para ela saber de tudo aquilo e que se continuasse a missão de destruir os X, ela iria receber a culpa por tudo que ocorreu e ainda por cima ser chamada de traidora, colocando a galáxia inteira contra ela.

Samus não se importa e após algum tempo de conversa, a voz de Adam sobrepõe a da IA e a solta, permitindo assim o redirecionamento da estação para o planeta SR388. Esperando que a instalação tenha se autodestruído com o impacto, ela pondera sobre a voz do Adam, se surpreendendo que mesmo tendo falecido em uma missão anterior ele ainda trabalha para a Federação. Apesar dos problemas que terá de lidar a partir de agora, Samus fica aliviada ao olhar o interior de sua nave, e ver os pequenos animais lá do planeta Zebes são e salvos com ela.

Conclusão

Conforme a Nintendo vai soltando novos trailers enigmáticos de Metroid Dread, muitas perguntas vão surgindo. Como o arco dos Metroids vai acabar agora se esta mesma espécie está extinta? Como a Samus vai sobreviver se ela está sendo caçada pela Federação Galáctica? Onde surgiu aquele guerreiro Chozo hostil? Somente no dia 8 de outubro que estas perguntas terão respostas.

Se eu fiz um bom trabalho até aqui, significa que você conseguiu entender a franquia Metroid da maneira mais sucinta possível, além de ficar engajado com o enredo como também está no mínimo curioso com o novo jogo. Caso pergunte sobre a ausência da série Prime ou o próprio Other M, eu não tive a oportunidade de jogá-los e compreendo bem quem o considera dentro da linha cronológica da franquia. Mas resolvi fazer um breve resumo sobre a jornada da Samus dentro dos quatro jogos numerados, como também a sua origem. 

Espero que tenha gostado do que leu, nos vemos no próximo texto.

Comentários

Postagens Destacadas

MegaMan X: O Prólogo

Em algum momento de 20XX, o mundo vivia em paz. Com a última derrota de Willy, ele se viu em necessidade de criar algo mais forte que o próprio MegaMan. Então ele pegou os arquivos da construção do Bass e fez algumas modificações deixando o robô bem resistente e um Buster bem mais potente que o mundo atual já viu, ele apelidou de Project Zero. Willy colocou muito esforço em Zero , teve de fazer inúmeros testes para checar a performance desejada. Utilizando o que aprendeu em seus erros do passado, ele se esforçou bastante para criar o robô perfeito e caso o Zero fosse destruído, acabou injetando um vírus para que o seu adversário ficasse descontrolado, fazendo-o atacar aliados próximos.  Enquanto isso, no laboratório de Dr. Light tudo estava bem imperturbável, Light havia se aposentado e estava mais presente na vida de MegaMan e sua turma, mas ele não estava tão satisfeito com os robôs da atualidade. Apesar de MegaMan ter o seu lado humano, ele não pensava e agia co...

Mega Man Battle Network Legacy Collection é Anunciado!

Na manhã de hoje (28), em uma já marcada Nintendo Direct Mini , a Capcom revela sua nova coletânea de Mega Man, mais precisamente da franquia Battle Network, com uma janela de lançamento previsto em 2023, sendo desenvolvido para Nintendo Switch, Playstation 4 e PC. Infelizmente não existem informações se o jogo será lançado para o Xbox. O jogo será dividido em duas coletâneas, sendo com os seguintes jogos: Parte um Mega Man Battle Network; Mega Man Battle Network 2; Mega Man Battle Network 3: White e Blue Parte dois Mega Man Battle Network 4: Red Sun e Blue Moon; Mega Man Battle Network 5: Team Colonel e Team Protoman; Mega Man Battle Network 6: Cybeast Gregar e Cybeast Falzar. Todos os dez jogos  estarão inclusos caso opte pela mídia física e separados em duas partes caso opte pelo digital.  Você terá direito a uma alta resolução com visuais mais aprimorados, ou optar por algo mais retro como o visual do videogame de origem. Além disso, poderá visualizar mais de mil peças de ...

Yakuza: Uma franquia que merece sua atenção!

Vou te resumir de uma forma bem fria sobre o que é essa franquia. Yakuza é uma série de jogos onde homens atraentes retiram suas camisas, gritam olhando para o céu e ainda trocam socos colocando seu orgulho na linha. Bem simples não? Bom, apesar disso ser a base dos jogos, ele vai muito mais longe, pois eles tendem a retratar a importância da amizade, apresentar personagens lutando para se libertar de um sistema bem complexo,  procurando  superar os obstáculos que encontram pelo caminho, fazer o que é certo quando tudo parece estar dando errado, mas além disso ele acaba sendo estranho, engraçado e completamente bizarro em alguns momentos ao longo da campanha, e graças a isso ele acaba trazendo eventos tão marcantes que, quando você menos espera, já está tão envolvido que não quer parar de progredir para saber logo o que irá acontecer com a trama. Esta curioso para saber mais sobre a série? Continue lendo que irei contar com mais detalhes sobre essa franquia de jogos. Desenvol...

O Legado de Resident Evil 4

Uma novidade muito importante alegrou muitos fãs de Resident Evil neste último State of Play e Capcom Showcase  (02 e 13 de junho respectivamente), que é o tão famoso e especulado reimaginação do quarto título da franquia. Mas precisava de um remake deste game tão icônico?  Caso você pergunte para várias pessoas as respostas serão bem diversificadas e provavelmente nunca chegará em nenhum consenso real. Enfim, aconteceu e chegou a hora da Capcom trazer novamente este jogo com o gráfico mais realista possível para a geração atual de consoles. Se por acaso você esteja vendo esta animação toda sobre ele e não entender real o motivo de tal entusiasmo, ou se adora o game e quer se entreter com mais conteúdo de Resident Evil 4, então está no lugar certo.  Seja bem vindo para um artigo mais aprofundado sobre este título mais importante para a indústria dos videogames como também para a própria Capcom. Resident Evil 4: Uma grande dor de cabeça O ano é 1998, esta é a época e...