Pular para o conteúdo principal

O Porquê de Jogar o MegaMan X8

Com o fracasso do jogo anterior - MegaMan X7 -, o pessoal de produção da Capcom não só teve missão agradar aos fãs, mas como também teve de deixar a franquia voltar as suas origens. Com o Keiji Inafune fora da produção, a equipe de desenvolvimento decidiu deixar a jogabilidade 3D de lado e adotaram o estilo de 2.5D deixando o jogo muito mais agradável, tanto em quesito de gameplay quanto de visual. 

Confuso com o qual estilo de arte que a equipe estabeleceria, os funcionários da Capcom se viam em uma enrascada e confusos com o que fazer. O ilustrador da equipe, Tatsuya Yoshikawa, decidiu estudar profundamente as artes do primeiro jogo e imaginou que os personagens ficariam bem como bonecos de ação, e assim o fez.

Com vários meses em desenvolvimento, finalmente nasce MegaMan X8, um jogo de plataforma side-scrolling desenvolvido e publicado pela Capcom no ano de 2004.


MegaMan X8 como qualquer jogo da saga X contém uma luta, mas não uma luta qualquer, eles estão lutando contra o próprio destino. Um mundo onde que todos evoluem, uma única coisa que não se atualiza direito são os robôs, cada ser robótico que existe já tem o seu período de vida já contado. Como os Reploids tem um sistema engessado, aqueles que ficam obsoletos e inúteis são imediatamente descartados em algum poço de lava, ou ferro-velho espalhado pelo mundo. Como Axl é um Reploid de nova geração, X e Zero, sendo da antiga, se veem obrigados a lutarem contra o seu próprio destino.

Não fugindo muito de MegaMan X7, MegaMan X8 nos oferece uma ampla gama de personagens a serem escolhidos, sendo três inicialmente e mais três após completar alguns requisitos. Consistindo inicialmente de: X, Zero e Axl e, graças ao Yoshikawa, ele conseguiu colocar mais três personagens - as nossas navegadoras -: Alia, Layer e Pallette, cada uma tem a jogabilidade dos três protagonistas, mas continua sendo incrível que ele trouxe um lado mais feminino ao jogo, deixando de ser um jogo "somente para homens" (dito por ele mesmo).



O papel fundamental de Alia, Layer e a Pallette é auxiliar o jogador durante as fases. Tanto em dar uma breve explicação do próprio cenário, quanto em ajudar a encontrar os coletáveis, ou explicar o movimentos dos chefes.



Seguindo o mesmo padrão que os seus antecessores, MegaMan X8 contém inúmeros coletáveis a serem adquiridos durante as fases, e que aqui se chamam Metal's. Eles são a moeda do jogo, onde podemos gastar em upgrades, armas, E-Tank's e até mesmo continues, que deixam o jogo mais "personalizável" por assim dizer. E com alguns requisitos completados conseguimos também desbloquear organicamente as "armaduras secretas", sendo Black Zero, Ultimate Armor, e White Axl, que antigamente, era necessário inserirmos um código para desbloqueá-los.



Seu ambiente é bem fenomenal. O jogo consegue utilizar muito bem o cenário 2.5D, ficando bem comparável aos padrões da atualidade. Tal como a fase do Optic Sunflower, onde adentramos em uma base de treinamento dos Reploids da nova geração. O local é cheio de cristais e combinado com a trilha sonora, o lugar se torna grandioso, e não vai pensando que o MegaMan X8 é muito fácil, pois ele oferece uma enorme quantidade de desafio. Como a fase do Earthrock Trilobyte onde temos de fugir e enfrentar um enorme Mechaniloid.



Cenário de Opitc Sunflower
Cenário de Earthrock Trilobyte

Em comparação com MegaMan X7, MegaMan X8 recebeu criticas relativamente positivas, sendo julgado por sua gameplay simples e level designs tanto quanto dificultoso para algumas pessoas, mas no geral, ele foi bem elogiado por voltar as suas "origens", pela modernidade que traz na franquia e pela sua excelente dublagem que acaba oferecendo um drama a mais em sua história.

Apesar de seu antecessor ter sido um fiasco, MegaMan X8 trouxe a franquia de volta as suas origens, oferecendo vários personagens jogáveis, um ótimo enredo, e aprimorando tudo que deu certo no passado trazendo uma cara nova ao jogo. E é por isto que você tem que dar uma chance a ele.

MegaMan X8 pode ser encontrado para o PS2 ou na segunda coletânea de MegaMan X Legacy Collection 2, para Xbox One, PS4, Nintendo Switch e PC.

Comentários

Postagens Destacadas

Inti Creates Anuncia sequência de Bloodstained Curse of The Moon

Nesta manhã (23), a Inti Creates anunciou durante a livestream do New Game+ Expo, uma sequência direta de Bloodstained Curse of The Moon , para os consoles da geração atual.  Confira o trailer divulgado: Os jogadores, tomarão controle de Zangetsu, um espadachim do extremo leste que possui uma grande rixa entre os demônios. O protagonista deve abrir caminho até a fortaleza demoníaca, mas ele não precisa concluir a tarefa sozinho!  Conforme a progressão no jogo, serão introduzidos novos personagens para a trama, incluindo um novo exorcista chamado de: Dominique. Cada protagonista terá uma jogabilidade única dando uma enorme variedade na gameplay. Infelizmente, a desenvolvedora do jogo não divulgou uma janela de lançamento, mas sabemos que ele será lançado ainda neste ano. Fonte: Gematsu ; Inti Creates

A Historia da Saga Clássica de MegaMan: 7

Caro leitor, disponibilizei o texto em formato de pdf aqui, para caso você tenha uma preferência neste tipo de leitura. Depois de um certo tempo da prisão do Dr. Willy, Dr. Light criou um robô chamado Auto para auxiliar ele em seu laboratório, pois MegaMan, seu antigo assistente, sempre ia salvar o mundo. Auto (Robô assistente) Seis meses se passaram após a prisão de Willy e em um certo dia, ocorre uma explosão na prisão onde ele estava sendo mantido preso fazendo com que Willy escapasse. Quando a notícia chega ao MegaMan, ele se apressa, e vai a cidade para resolver essa bagunça. No processo da busca pelo Willy ele encontra, o seu novo arqui-inimigo. Seu nome é Bass. Bass e Treble Criação de Bass: Dr. Willy já imaginava que ele ia ser preso um dia, então ele se preveniu e acabou construindo oito robôs de combate os atualizando a cada seis meses. Caso esse tempo passasse, os robôs iriam ser ativados e deveriam procurar por ele. Bass foi co...

Disco de Vinil com a Trilha Sonora Completa de Mega Man X é Anunciado

Ano passado, Laced Records lançou uma box com vários discos de vinil com todas as músicas da Saga Clássica de Mega Man. E agora, eles voltaram com uma outra coleção de discos, mas desta vez com a Saga X. Veja todos os detalhes a baixo.   Informação do Produto: - 210 Músicas remasterizadas de todos os oito títulos. - A edição limitada contém oito discos amarelos e roxos contidos em uma box mais sofisticada. - Arte original feita pelo  ultimatemaverickx Capcom e Laced Records continuam sua parceria para trazer antigas trilhas sonoras dos jogos clássicos em formato de vinil com Mega Man X 1-8 The Collection, uma box luxuosa contendo 8 discos que totalizam 210 músicas contidas nos títulos principais de Mega Man X desde 1993 até 2004. Lançado no Super Nintendo o mundo presenciou uma transição entre 8 bits para 16 bits, Mega Man X introduziu mais mobilidade para os jogos de plataforma, tal como um aprimoramento no enredo e personagens incluindo X, Zero e Axl. ...