Pular para o conteúdo principal

O Porquê de Jogar o MegaMan X8

Com o fracasso do jogo anterior - MegaMan X7 -, o pessoal de produção da Capcom não só teve missão agradar aos fãs, mas como também teve de deixar a franquia voltar as suas origens. Com o Keiji Inafune fora da produção, a equipe de desenvolvimento decidiu deixar a jogabilidade 3D de lado e adotaram o estilo de 2.5D deixando o jogo muito mais agradável, tanto em quesito de gameplay quanto de visual. 

Confuso com o qual estilo de arte que a equipe estabeleceria, os funcionários da Capcom se viam em uma enrascada e confusos com o que fazer. O ilustrador da equipe, Tatsuya Yoshikawa, decidiu estudar profundamente as artes do primeiro jogo e imaginou que os personagens ficariam bem como bonecos de ação, e assim o fez.

Com vários meses em desenvolvimento, finalmente nasce MegaMan X8, um jogo de plataforma side-scrolling desenvolvido e publicado pela Capcom no ano de 2004.


MegaMan X8 como qualquer jogo da saga X contém uma luta, mas não uma luta qualquer, eles estão lutando contra o próprio destino. Um mundo onde que todos evoluem, uma única coisa que não se atualiza direito são os robôs, cada ser robótico que existe já tem o seu período de vida já contado. Como os Reploids tem um sistema engessado, aqueles que ficam obsoletos e inúteis são imediatamente descartados em algum poço de lava, ou ferro-velho espalhado pelo mundo. Como Axl é um Reploid de nova geração, X e Zero, sendo da antiga, se veem obrigados a lutarem contra o seu próprio destino.

Não fugindo muito de MegaMan X7, MegaMan X8 nos oferece uma ampla gama de personagens a serem escolhidos, sendo três inicialmente e mais três após completar alguns requisitos. Consistindo inicialmente de: X, Zero e Axl e, graças ao Yoshikawa, ele conseguiu colocar mais três personagens - as nossas navegadoras -: Alia, Layer e Pallette, cada uma tem a jogabilidade dos três protagonistas, mas continua sendo incrível que ele trouxe um lado mais feminino ao jogo, deixando de ser um jogo "somente para homens" (dito por ele mesmo).



O papel fundamental de Alia, Layer e a Pallette é auxiliar o jogador durante as fases. Tanto em dar uma breve explicação do próprio cenário, quanto em ajudar a encontrar os coletáveis, ou explicar o movimentos dos chefes.



Seguindo o mesmo padrão que os seus antecessores, MegaMan X8 contém inúmeros coletáveis a serem adquiridos durante as fases, e que aqui se chamam Metal's. Eles são a moeda do jogo, onde podemos gastar em upgrades, armas, E-Tank's e até mesmo continues, que deixam o jogo mais "personalizável" por assim dizer. E com alguns requisitos completados conseguimos também desbloquear organicamente as "armaduras secretas", sendo Black Zero, Ultimate Armor, e White Axl, que antigamente, era necessário inserirmos um código para desbloqueá-los.



Seu ambiente é bem fenomenal. O jogo consegue utilizar muito bem o cenário 2.5D, ficando bem comparável aos padrões da atualidade. Tal como a fase do Optic Sunflower, onde adentramos em uma base de treinamento dos Reploids da nova geração. O local é cheio de cristais e combinado com a trilha sonora, o lugar se torna grandioso, e não vai pensando que o MegaMan X8 é muito fácil, pois ele oferece uma enorme quantidade de desafio. Como a fase do Earthrock Trilobyte onde temos de fugir e enfrentar um enorme Mechaniloid.



Cenário de Opitc Sunflower
Cenário de Earthrock Trilobyte

Em comparação com MegaMan X7, MegaMan X8 recebeu criticas relativamente positivas, sendo julgado por sua gameplay simples e level designs tanto quanto dificultoso para algumas pessoas, mas no geral, ele foi bem elogiado por voltar as suas "origens", pela modernidade que traz na franquia e pela sua excelente dublagem que acaba oferecendo um drama a mais em sua história.

Apesar de seu antecessor ter sido um fiasco, MegaMan X8 trouxe a franquia de volta as suas origens, oferecendo vários personagens jogáveis, um ótimo enredo, e aprimorando tudo que deu certo no passado trazendo uma cara nova ao jogo. E é por isto que você tem que dar uma chance a ele.

MegaMan X8 pode ser encontrado para o PS2 ou na segunda coletânea de MegaMan X Legacy Collection 2, para Xbox One, PS4, Nintendo Switch e PC.

Comentários

Postagens Destacadas

MegaMan X: O Prólogo

Em algum momento de 20XX, o mundo vivia em paz. Com a última derrota de Willy, ele se viu em necessidade de criar algo mais forte que o próprio MegaMan. Então ele pegou os arquivos da construção do Bass e fez algumas modificações deixando o robô bem resistente e um Buster bem mais potente que o mundo atual já viu, ele apelidou de Project Zero. Willy colocou muito esforço em Zero , teve de fazer inúmeros testes para checar a performance desejada. Utilizando o que aprendeu em seus erros do passado, ele se esforçou bastante para criar o robô perfeito e caso o Zero fosse destruído, acabou injetando um vírus para que o seu adversário ficasse descontrolado, fazendo-o atacar aliados próximos.  Enquanto isso, no laboratório de Dr. Light tudo estava bem imperturbável, Light havia se aposentado e estava mais presente na vida de MegaMan e sua turma, mas ele não estava tão satisfeito com os robôs da atualidade. Apesar de MegaMan ter o seu lado humano, ele não pensava e agia co...

Historia da Saga Clássica do MegaMan: 1 ao 6

Caro leitor, disponibilizei o texto em formato de pdf aqui, para caso você tenha uma preferência neste tipo de leitura. Em 19XX, Dr. Thomas Light e Dr. Albert Willy cursavam faculdade de robótica, eles se davam super bem juntos, até um certo dia. N o dia de apresentação do TCC, Dr. Light apresentou e mostrou como que os robôs poderiam ser humanizados de forma que as pessoas conseguiriam ter uma amizade em perfeita harmonia. Enquanto isso, Dr. Willy foi totalmente contrário a essa ideia, e apresentou o sistema Double Gear, que dobrava a velocidade e a força do robô, fazendo com que o processo produtivo aumentasse consideravelmente no ambiente de trabalho. Light viu que tinha falhas nesse projeto, no qual o usuário poderia ser sobrecarregado, e assim trazer um perigo para todos que estiverem próximas desse robô. Com tudo isso em mente, houve um debate para ver qual projeto que iria ser classificado. No fim, Dr. Light venceu e a maldade se intensifica em Willy....

Historia da Saga Clássica do MegaMan (Parte 7 Final??)

Depois da derrota de Willy há alguns anos atrás, a vida das pessoas começaram a voltar tudo ao normal. MegaMan ajudava no laboratório e quando alguém precisava dele, ligavam para o Dr. Light. ProtoMan estava resolvendo os seus problemas em algum lugar do mundo, o cantarolar dos pássaros. Tudo estava bem tranquilo. Na casa de Dr. Willy: Willy estava tendo pesadelos com o seu passado novamente. -Ai Ai Ai , péssimas memórias criam os piores sonhos, um gênio de meu calibre precisa dormir para manter seu cérebro em funcionamento. Espera aí.... A pesquisa da minha juventude Sim.... Agora eu vou te mostrar Light. Huahuahauahaua. E assim surge mais um plano diabólico. Enquanto isso no laborátorio de Dr. Light, muitos trabalhadores robóticos apareceram para seu check up de manutenção anual. - Todos os sistemas normais, você está em ótima forma BlockMan - Diz Dr. Light - Tudo graças a você doutor, você me deixou novinho em folha. Bom, eu posso ouvir um campo de constr...

"Rockman ZX: Time Rift" Um novo jogo Mobile está em desenvolvimento!

Um novo jogo licenciado da franquia Rockman  intitulado de " Rockman XZ: Time Rift " está sendo desenvolvido por um estúdio Chinês chamado de NebulaJoy  (conhecido como Yunchang Games,  um estúdio bem popular na China por criar MMO's). A companhia discretamente anunciou o  desenvolvimento de um novo Rockman  no dia 4 de Setembro de 2020. Essa foi a mesma época em que a Tencent se tornou a segunda maior acionista de NebulaJoy. Este é o segundo jogo licenciado pela Capcom que o estúdio fez. Eles concluíram recentemente um jogo da franquia Devil May Cry  para celulares, conhecido como:  Devil May Cry: Peak of Combat . Além do logo a cima, não existe nenhuma informação divulgada sobre Rockman XZ: Time Rift, e  também não há informação se houve algum tipo de atualização desde a época da postagem. Mas sabe que é para ele ser divulgado ainda dentro deste ano e lançado perto de um jogo do Batman (para celulares também) feita pelo mesmo estúdio...