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Vagando em terras desoladas enquanto evita ser devorado. Análise de Resident Evil Village (Sem Spoilers!)


Resident Evil Village ou RE 8 para os mais íntimos, é um jogo de terror desenvolvido e publicado pela Capcom no dia 7 de Maio de 2021 para Playstation 4, 5, Xbox One, Series S/X, PC e Stadia.

Infelizmente não irei comentar muito sobre a história, pois ela é muito intensa a todo momento não dando nem um minuto de sossego e qualquer coisa que eu falar será um spoiler bem pesado, podendo comprometer a experiência de qualquer um. Sendo assim, o que posso falar é que ele ocorre após três anos após de seu antecessor, trazendo inúmeras sensações e questionamentos durante sua progressão, deixando o jogador intrigado com várias revelações e acontecimentos de acordo com que a narrativa é moldada, sendo bem feito a cada segundo. Se você está preocupado e perguntando se precisa ou não jogar o anterior para se entrosar com Village pode ficar tranquilo, o jogo disponibiliza um vídeo de alguns minutos resumindo bem seu predecessor, deixando qualquer um a par da situação e do contexto geral. 

Um item para se destacar sobre a história é o quão bem o protagonista, Ethan Winters, foi desenvolvido. Ele no Resident Evil 7 não passava de um soltador de palavrão ambulante, falando vários fu@#s durante a sua jornada, mas aqui no Village, ele teve uma evolução de maneira muito boa fazendo com que o jogador se sinta mais apegado a ele, graças à dublagem brasileira, a Maximal Studios fez um excelente trabalho nessa parte dando uma vida a mais sem exceção a todos personagens.

Ethan Winters (Protagonista)

Na área de gameplay o jogo mantém o nível de seu antecessor sendo em primeira pessoa, mas com uma excelente mistura de Resident Evil 4. Muitos podem dizer que o quarto jogo da franquia não é tão terror se comparado com outros, e pode até ser verdade, porém em Village o assunto é diferente. Ele traz uma excelente mistura entre a ação e o terror, ocasionando vários sustos ao jogador, e ainda por cima uma tensão enorme deixando qualquer um na ponta da cadeira.

Os desenvolvedores viram o que funcionava em RE 4 e decidiram implementar no Village. Por exemplo: o sistema de inventário que funciona como uma mala, no qual você vai colocando os itens e guardando tudo em um lugar só, abdicando completamente o baú ilimitado que está presente em outros títulos da franquia. Ele também traz de volta o sistema de mercador onde você compra e vende itens, tesouros espalhados pelo cenário, uma aba separada para os itens chave e ainda por cima, uma sensação de que você é um "forasteiro" ao presenciar uma cultura completamente diferente do que se está habituado.

Outro elemento parecido com o quarto jogo da franquia é a inteligência artificial dos inimigos. Como o Resident Evil 4 foi lançado para o Nintendo Gamecube e Playstation 2, os desenvolvedores acabaram ficando limitados em certos quesitos na parte da IA, porém no Village o jogador acabará enfrentando uma espécie de inimigo chamado de Licano (ou lobisomens se preferir), junto a alguns outros inimigos que são extremamente inteligentes. Quando você os enfrenta, eles vão fazendo vários tipos de movimentos que acabam dificultando a sua mira e consequentemente o forçando a errar os tiros, as criaturas também utilizam o cenário ao redor para se esconder e observar a presa (jogador). Se você vacilar muito acabará sendo encurralado por eles, que por consequência você sentirá uma sensação de estar cercado e uma impotência muito grande contra o inimigo.

Licano

Um elemento para destacar enquanto joga é, mesmo estando um console de antiga geração (Playstation 4 e Xbox One) dá para perceber o quanto o motor gráfico da Capcom (RE Engine) evoluiu bastante desde Resident Evil 7 - primeiro jogo onde foi implementado esse motor gráfico -, sendo absurdo de quão lindo e rico de detalhes que eles ainda conseguem trazer nestes consoles, que mesmo não sendo tão robusto quanto o Playstation 5 e o Xbox Series, eles conseguiram manter uma qualidade e uma performance muito boa para estes videogames, deixando qualquer um impressionado com tal feito.


Tem mais duas adições interessantes que o Resident Evil Village traz, é a volta do modo Mercenários e um modo foto. 

O modo foto dispensa explicações, é onde você tira foto do cenários ou das cenas mesmo com o intuito de salvar ou compartilhar nas redes sociais. Enquanto o modo Mercenários é um modo de jogo que havia sido visto pela última vez em Resident Evil 6 e ele consiste em você eliminar o máximo de inimigos em um determinado tempo em várias fases diferentes, bem focado na ação.

Seus efeitos e trilha sonora são ótimos para um jogo de terror. Sendo ausente em momentos específicos para gerar tensão e bem feitos o suficiente para você ter uma ideia de que tipo de inimigo que você está enfrentando, como também para ter uma ideia de sua localização.

Concluindo, Resident Evil Village é de fato um dos melhores, se não o melhor, jogo da franquia como um todo, trazendo uma excelente mistura entre ação e terror, além de pegar tudo de bom que a série possuí e trazer melhorias para o mesmo, junto de uma história bem marcante e envolvente.

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