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Relembrando os Clássicos Mega Man dos Portáteis da Nintendo com Mega Man Zero/ZX Legacy Collection


Lançado no dia 25 de Fevereiro de 2020, a coletânea Mega Man Zero/ZX conta com seis jogos, sendo eles: Mega Man Zero 1, 2, 3, 4, Mega Man ZX e ZX Advent; quatro destes jogos foram originalmente lançados para o antigo GameBoy Advance e outros dois para o Nintendo DS. Será que a Capcom caprichou nesta coleção de jogos? É o que vamos ver agora.

De maneira diferente da série clássica ou até mesmo da saga X, Mega Man Zero e os Mega Man ZX, tem uma enorme atenção em sua narrativa, dando muita ênfase em guerras e perdas de entes queridos. 

Mega Man Zero se passa dois séculos após a conclusão dos acontecimentos de Mega Man X, onde Zero (o protagonista) estava hibernando e foi forçado a acordar repentinamente por causa de Ciel, uma humana que estava em busca do Reploid lendário para que a ajudasse a enfrentar a tirania de Neo Arcadia. Com o seu senso de justiça, o protagonista se alia a resistência em busca de ajudar os necessitados e descobrir mais sobre o seu passado. 



Enquanto isso Mega Man ZX e se passa em algumas décadas após a conclusão de Mega Man Zero 4. Nele temos a opção de escolher dois protagonistas chamados de Vent e Aile, sua escolha não afetará em nada a gameplay muito menos na história, é basicamente escolher entre menino e menina. Enfim, ambos trabalham em uma empresa de transporte similar aos Correios. Durante o expediente o protagonista é atacado por Mavericks e assim acaba caindo em um penhasco, ele é imediatamente socorrido por alguns reploids que estavam perto do ponto de encontro da coleta, e assim são atacados novamente por um enorme inimigo. O protagonista tenta ajudar de alguma forma os seus aliados, mas foi em vão. Ao ver tudo isso acontecendo, o Model X surge e oferece o seu poder para o herói assim permitindo que ele lute contra as atrocidades que este mundo oferece. Conforme você avança na história, mais mistérios irão surgir, e mais informações sobre o passado são reveladas.

E por último vem Mega Man ZX Advent, se passando anos depois de Mega Man ZX. Neste jogo também temos dois protagonistas, mas aqui eles são bem mais trabalhados se comparados com o jogo anterior.

Primeiro temos a Ashe: ela é uma personagem humana e bem poderosa se comparado com o outro protagonista, e seu tiro carregado é um raio laser que atravessa os inimigos. Ela tem uma cadencia bem moderada, permitindo dois tiros por vez. Sua história se resume em descobrir mais sobre o seu passado, pois ela não tem nenhuma informação sobre a sua origem.

O segundo protagonista é chamado de Grey: ele é um reploid e seu estilo de gameplay é bem semelhante aos jogos da velha guarda. Sua história envolve uma busca de respostas que levaram o motivo de sua criação. 




Mega Man ZX e o Advent, são os dois únicos jogos de Mega Man que assumiram o estilo metroidvânia, onde temos um mundo aberto livre para explorar, e a única maneira de progredir é se adquirindo o equipamento necessário para se abrir novas áreas. Estes jogos contém aquele mesmo sistema de "corações" que vimos em Mega Man X, que quando adquirido o item específico ela aprimora a sua energia. O mais legal destes dois jogos é ver a enorme quantidade de referências da franquia Mega Man como um todo, de itens, inimigos, até mesmo carros - sim, uma excelente menção honrosa de Rock Man Battle and Chase. 



Fãs da velha guarda ficarão bem familiarizados com a jogabilidade que esses jogos tem: em Mega Man Zero, o protagonista  possui o buster padrão e a boa e velha espada, e mais posteriormente no jogo ele consegue uma lança, e outras armas nos jogos seguintes, deixando a aventura bem dinâmica. De início, você poderá estranhar o estilo de gameplay, mais cadenciada e lenta do que de costume se comparado aos outros jogos, pois como o Zero perdeu a memória, ele tem de reaprender a utilizar os equipamentos, como se fosse um RPG em que conforme evoluímos aprendemos novas habilidades. Mega Man Zero 2 também segue este mesmo estilo de upgrades, mas a partir do jogo seguinte, o herói pegou todos os macetes necessários com os seus equipamentos. 

Enquanto em Mega Man ZX e ZXA, existem objetos chamados de Model, eles contém a vontade e os pensamentos do antigo ser e assim simulam as suas habilidades. Por  exemplo, Model X contém todas as habilidades que o X possuí, como o poder para dar um tiro carregado duplo. E cada Model diferente afeta diretamente a jogabilidade, deixando o jogo muito diversificado e dinâmico.

Para os novatos na franquia, a coletânea Mega Man Zero/ZX pode ser uma aventura bem sofrível no começo, pois todos seis jogos possuem uma dificuldade altíssima em seus cenários e lutas intensas contra chefes, onde cada um possuí duas ou até três barras de vida, que acaba exigindo o máximo do jogador em todo momento. Sabendo disso, a Capcom implementou duas funcionalidades novas que só existem nesta coletânea para ajudar os mais inexperientes, estes são: o Save Assist (máquinas que ficam espalhados pelo cenário que não deixa o jogador perder uma vida), e o modo Casual, que diminui drasticamente a dificuldade do jogo deixando os inimigos e chefes mais fracos para facilitar o progresso.



Em alguns meses antes mesmo do lançamento desta coletânea, várias pessoas estavam preocupadas com uma antiga função que existia no Mega Man ZX que ao inserir o cartucho de Mega Man Zero 3 e 4 na segunda entrada do Nintendo DS, você acabava enfrentando os chefes destes respectivos jogos. Saiba que a Capcom estava ciente disto, e decidiu manter nesta coletânea, adicionando uma pequena aba chamado de Link Mode onde o jogador poderá escolher qual jogo que ele gostaria de conectar. Infelizmente teve um complemento de Mega Man Zero 3 que foi deixado de lado pelos desenvolvedores. No jogo original, caso você conectasse qualquer versão de Mega Man Battle Network 4, os inimigos seriam trocados. É uma pena que esta função esteja perdida aqui. Mas felizmente eles não se esqueceram de uma antiga utilidade do e-reader, ou como é chamado aqui Bônus Cards.


Ao voltarmos um pouco no tempo, podemos lembrar que existiam inúmeros acessórios para o Game Boy Advance e um deles era chamado de e-Reader (foto ao lado) que eram vendidos separadamente do console. Ao ler algumas cartas ele desbloqueava certos bônus em alguns jogos, entre eles está MegaMan Zero 3. Em seu bônus estava contido: modificações de mapa, modificações cosméticas (como alteração do tiro de buster, mudança no visual do título, mudança no tema da base da resistência e entre outros), adições de novos personagens, acrescentando novos diálogos, novas salas para explorar, até mesmo alguns incrementos de armas. E sim, estas cartas são chamadas de Bônus Cards nesta coletânea. Para desbloquearmos estes bônus, devemos concluir alguns troféus/conquistas existentes, mas não se preocupe, a Capcom não complicou tanto assim.

Esta coletânea é a de longe a mais personalizável que a Capcom já fez, podendo alterar entre os mais diversos quantidades de tela possível, indo a de tamanho até mesmo reposicionamento - que está presente apenas no Mega Man ZX e no ZXA por causa da segunda tela do Nintendo DS. O jogo também permite escolher os "filtros" que mexem particularmente na qualidade de imagem, podendo escolher deixá-la mais "lisa" ou até mesmo a versão original (pixelada). Eu particularmente prefiro mais a versão original, pois a desenvolvedora do jogo Inti Creates é especialista neste quesito. A produtora também fez um upgrade no Mega Man ZX e ZXA, dando uma repaginada na dublagem e até mesmo nas cinemáticas, deixando o jogo mais atual.

Esta coletânea também possui uma área exclusiva voltada para a trilha sonora dos seis jogos, e aqueles que curte músicas voltadas para o público japonês não precisa se preocupar, pois a Capcom trouxe algumas delas para a versão americana do jogo, e aí já economiza uma graninha extra no quesito de importação. Da mesma forma existe um espaço dedicada para as artes dos jogos presentes, então caso queira saborear as belas artes de Toru Nakayama pode ficar muito feliz, pois a desenvolvedora deu uma excelente atenção nesta parte, colocando até mesmo novas artes que nem mesmo estavam presentes no livro "Mega Man Zero: Official Complete Works" (livro que conta como foi o desenvolvimento dos jogos de acordo com cada desenvolvedor, além de dar uma bela ênfase na parte artística). 

E a última novidade que esta coletânea apresenta, é o seu mais novo modo de jogo chamado de Z-Chaser. Este é um modo voltado para os Speedrunners, onde o jogador tem o objetivo de terminar a fase (que é selecionado pelos próprios desenvolvedores) o mais rápido possível, e caso você morra, não precisa se preocupar pois o seu progresso durante o chefe não será perdido. E caso queira, você pode jogar com alguém em tela dividida.






Veredito


Mega Man Zero/ZX Legacy Collection reúne seis jogos não inéditos, mas quase que desconhecidos pelo público em geral, pois não recebeu a devida atenção dos fãs por causa da saga X, que foi a mais popular aqui no Brasil. Apesar de estar mais voltado para o público saudosista, a Capcom fez questão de que os novatos também pudessem usufruir desta incrível experiência com todos os games. Felizmente a produtora aprendeu com os erros de suas antigas compilações, e trouxe muito conteúdo na parte artística e musical, deixando qualquer fã maluco com a incrível qualidade. Infelizmente, o preço que está custando agora (R$ 150,00) é bem salgado, recomendo que aguarde por uma promoção, mas se você é um adorador de Mega Man como eu, pode adquirir sem dó, pois com certeza você irá amar esta coleção.

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